Aparelho melhora recuperação de doença cardíaca pós-cirúrgica
Um novo balão intra-aórtico ajuda a desmamar pacientes cardíacos.
Um novo console de balão intra-aórtico (BIA) ajuda a desmamar os pacientes operados durante uma circulação extracorpórea após sofrer uma lesão perioperatória no tecido miocárdico.
O AngioPulse de Angiodroid (San Lazzaro di Savena, Itália) foi concebido especificamente para o desmame do paciente pós operado, aumentando automaticamente o débito cardíaco e fluxo de sangue coronário e consequentemente a perfusão de oxigénio no miocárdio. O console inclui um monitor de tela sensível ao toque interativo com uma interface gráfica do usuário (GUI), um controle remoto que funciona através de uma interface sem fio e um guia do usuário interativo para operação simples e rápida. O novo console IABP não requer nenhum sinal de sincronização e seu design permite o monitoramento constante da terapia.
O console AngioPulse pode controlar uma variedade de balões IAB, inflá-los com hélio armazenado em um um cilindro conectado ao console. A baixa viscosidade do hélio permite que ele viaje rapidamente através dos tubos de conexão para o IAB, e também apresenta menor risco do gás causar uma embolia, caso ocorra uma ruptura do balão. Usando o controle remoto, os pacientes podem orientar a regulação da pressão apenas durante o tratamento, com uma tela de bloqueio automático para evitar acidentes. Rodas de travamento automático omnidirecionais e um cabo de três metros proporcionam portabilidade.
“É um passo importante no contexto da contrapulsação; Agora será possível dar terapia IABP com foco na regulação da pressão “, disse Sebastiano Zannoli, fundador e CEO da Angiodroid. “Os médicos não ficarão mais preocupados com os problemas relacionados à sincronização do console com a pulsação do batimento cardíaco. Isso agora pertence ao passado “.
O BIAC consiste em um balão de polietileno cilíndrico localizado na aorta, a cerca de dois centímetros da artéria subclávia esquerda. A bola faz um impulso de contador é insuflado durante a diástole para aumentar o fluxo de sangue para o coronário através de artérias de escoamento de retorno e desinsuflado activamente durante a sístole, aumentando assim o fluxo de sangue para a frente através da redução da pós-carga através de um efeito de vácuo. As ações combinadas diminuem a demanda de oxigênio do miocárdio e aumentam o suprimento de oxigênio ao miocárdio.